top of page

DIFICULDADES DE UM REFUGIADO

 O caminho que os refugiados têm de seguir para fugir das opressões em seu país é longo e repleto de dificuldades. Estas que se iniciam na tentativa da fuga e que continuam na tentativa de se obter paz e liberdade numa nova vida em outro lugar.
 Os grupos de refugiados, sejam esses de qualquer lugar do mundo, convivem com riscos iminentes de morte e perseguição, tanto por parte de seus opressores, quanto por parte dos habitantes dos países que os abrigam.
 Além das dificuldades de ter que recomeçar a vida em outras nações, com costumes e culturas diferentes das suas, os povos que fogem de seu país em busca de uma vida mais segura, têm de viver com graves problemas como a xenofobia, racismo e até mesmo com a recusa de alguns países em receber imigrantes refugiados por conta de crises políticas ou econômicas.
 A situação complicada dos imigrantes precisa ser vista de forma mais humana e social, e não somente de forma politica e econômica como vêm acontecido ultimamente. É preciso abrigar e ajudar essas pessoas para que elas possam ter a perspectiva de uma vida melhor e livre de riscos.

 No Brasil, a dificuldade encontrada está relacionada, principalmente, a cultura extremamente diferente, ao idioma, e ao mercado de trabalho que ainda é preconceituoso para empregar refugiados.

EXPERIMENTO SOCIAL

O Movimento Estou Refugiado realizou um experimento social no Tinder. Usaram o app de encontros Tinder para medir o nível de preconceito em nossa sociedade. Foram criados dois perfis para o mesmo refugiado, que foi apresentado de duas formas, como “estrangeiro com formação superior, atualmente radicado no Brasil, interessado em conhecer brasileiras”, e como refugiado propriamente dito, com as mesmas características do outro perfil. As reações aos dois perfis – radicalmente diferentes – foram transformadas em vídeo que foi publicado no YouTube.

ACNUR: Um mundo em crise
ONU Brasil

ACNUR: Um mundo em crise

© 2023 por Ney Martins. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page