top of page

O QUE É UM REFUGIADO

re.fu.gi.a.do

adjetivo substantivo masculino

que ou aquele que se refugiou.

REFUGIADO X MIGRANTE

Dizemos ‘refugiados’ quando nos referimos a pessoas que fugiram da guerra ou perseguição e cruzaram uma fronteira internacional. E dizemos ‘migrantes’ quando nos referimos a pessoas que se deslocaram por razões que não se encaixam na definição legal de refugiado.

 Refugiadas são aquelas pessoas que escaparam de conflitos armados ou perseguições que acontecem em seus respectivos países.

A situação de um refugiado é muito perigosa e intolerável, muitas vezes eles tem que cruzar fronteiras em busca de seguranças em países próximos. A partir daí se tornam em refugiado reconhecido internacionalmente, com a assistência dos Estados, da ACNUR e de outras organizações.

É muito perigoso eles voltarem ao seu país de origem, e para um refugiado a negação de um asilo pode ter consequências vitais.

 Os migrantes escolhem se deslocar não por causa de uma ameaça direta de perseguição ou morte, mas principalmente para melhorar sua vida em busca de trabalho ou educação, por reunião familiar ou por outras razões.

À maior  diferença dos refugiados, que não podem voltar ao seu país, os migrantes continuam recebendo a proteção do seu governo de origem.

Os países tratam os migrantes de acordo com sua própria legislação e procedimentos em matéria de imigração, enquanto tratam os refugiados aplicando normas sobre refúgio e a proteção dos refugiados.

 Ao confundir migrantes com refugiados, a vida e a segurança dos refugiados são abaladas, pode prejudicar o apoio público aos refugiados e a instituição do refugio.

© 2023 por Ney Martins. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page